“QUAL O PERFIL GERAL DE UMA CRIANÇA DISLÉXICA?”

Existem características “protótipo”, cientificamente estudadas e validadas, que permitem, atualmente, traçar um perfil típico da criança com dislexia. Assim, estas crianças apresentam um desenvolvimento cognitivo normal ou superior, ausência de problemas sensoriais (auditivos e visuais), compreensão auditiva verbal oral superior à da linguagem escrita, consciência fonológica diminuída, leitura lenta, silábica/analítica e decifratória. A criança disléxica pode ainda apresentar dificuldade na leitura/reconhecimento de palavras novas e de pseudopalavras, níveis de atenção e concentração instáveis, dificuldades na orientação espacial, lateralidade e memória (sequencial/visual/auditiva/temporal). Na maioria das vezes, as dificuldades verificadas ao nível da leitura (descodificação e compreensão leitora) também existem na escrita ao nível da codificação fonema-grafema e/ou na assimilação de regras ortográficas e linguísticas pelas quais se baseiam o planeamento e produção de palavras, frases ou textos. Poderão verificar-se também alterações na fala de caráter fonético, baixa autoestima e frustração perante atividades que envolvam leitura (e escrita), disgrafia (alterações no traçado grafomotor – caligrafia ilegível) e/ou discalculia (dificuldades ao nível do processamento numérico com alteração na compreensão de problemas matemáticos). É importante referir que estas características podem não estar todas presentes ou serem visíveis pelo que é fundamental realizar um diagnóstico rigoroso e diferencial desta dificuldade específica da aprendizagem (perturbação específica da linguagem escrita).